segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ômega 3 e Massa Muscular


O Que é?

O Ômega 3 é um ácido graxo encontrado no tecido de Peixes oleosos (Salmão, Atum, Cavalinha, etc), Nozes, Castanhas, Azeite Extra Virgem, Ovos (gema), etc. Essa gordura é formada por 3 ácidos carboxílicos poliinsaturados, são eles: Ácido Alfa-Linolênico, Ácido Eicosapentaenóico (EPA) e Ácido Docosahexaenóico (DHA), os dois últimos responsáveis por toda a fama que se criou em torno do Ômega 3 nos últimos anos. Os benefícios trazidos por esse ácido graxo são vários e para nós que estamos focados em melhorar nossa forma física aumentando a massa muscular e queimando gordura corporal ele se torna quase que essencial.

1- Ajuda a Combater a Maioria das Doenças

Só por esse benefício suplementar com Ômega 3 já se torna atrativo. De acordo com a Natural Medicines Comprehensive Database, o Ômega 3 demostrou em pesquisa ser eficaz contra um grande número de doenças como: Hiperlipidemia, Hipertrigliceridemia, Hipertensão, Doenças Coronarianas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Transtorno Bipolar, Artrite e Reumatóide, Psoríase, Dermatite Atópica, Ulcera, Sindrome de Behçet e da Síndrome de Raynaud. O Ômega 3 também é usado para perda de peso, Asma, Câncer, Mênstruações Dolorosas, Doenças Pulmonares, Síndrome da Fadiga Crônica, Pré-Eclânpsia, Parto Prematuro, Gengivite, Insuficiência Renal, Cirrose, Hiperglicemia associada a Diabetes tipo 2. E a mais recente descoberta é que o Ômega 3 é eficaz no tratamento de Hiperatividade, Dislexia e Dispraxia.

2- Melhora a Saúde das Membranas Celulares

O EPA e o DHA ajudam a manter as "Membranas Celulares" de todas as células de nosso corpo saudáveis. "Ah mas o que isso quer dizer?" Isso significa que, quando estão saudáveis, as membranas ficam mais flexíveis e com um número maior de Receptores de Insulina, fazendo com que o corpo utilize melhor a insulina circulante no corpo. O resultado é uma redução no armazenamento de gordura nos "Adipócitos" (células de gordura).

3- Ativa os Genes Lipolíticos
Isso quer dizer que os genes responsáveis pela queima de gordura serão ativados, ou seja, seu corpo passará a queimar mais gordura dos adipócitos.
4- Desliga os Genes Lipogênicos
Isso significa uma interrupção no armazenamento de gordura corporal.
5- Diminui as Proteínas C-Reativa
Estudos recentes demostraram que a Proteína C-Reativa esta associada a diversas doenças inflamatórias como a Aterosclerose, Angina, Doenças Coronárias, Ataque Cardíaco, Derrame, Insuficiência Cardíaca e Diabetes. O DHA, que faz parte do Ômega 3, mostrou-se eficaz no controle dessa proteína maléfica.

6- Diminui a Pressão Arterial

O DHA também demonstrou em pesquisas ser capaz de reduzir a pressão arterial, aumentando a vasodilatação e reduzindo a inflamação vascular.

7- Ajuda na Recuperação Pós-Treino
O EPA, existente no Ômega 3, tem um efeito anti-inflamatório que pode contribuir na recuperação muscular após um treino pesado e intenso. Esse também parece ser o motivo pelo qual o óleo de peixe é eficaz contra algumas doenças.
8- Maior Foco nos Treinos
O EPA regula o fornecimento de sangue ao Cérebro, o que é essencial para manter a atenção nos treinamentos com peso. O DHA, por sua vez, também contribui, só que de outra forma. Ele é importante para manter a saúde das Membranas do Cérebro, ajudando assim na Memória e na Função Cognitiva.
9- Maiores Níveis de Serotonina
O Ômega 3 ajuda a aumentar os níveis de Serotonina (hormônio do prazer). Com a presença desse hormônio garantida no organismo, as chances de você ter Depressão, Ansiedade, Crises de Pânico, entre outros problemas correlacionados com a Serotonina diminuem muito.
10- Melhora na Função Cardiovascular
O Ômega 3 ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL),Triglicérides, Fibrinogênio, Homocisteína e de quebra aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), ajudando assim a manter a saúde do seus sistema cardiovascular.

11- Menos Stress

O Ômega 3 é ótimos contra o Stress. A ingestão dessa gordura demonstrou, em estudos, regular a secreção de alguns hormônios relacionados ao Stress, como a Adrenalina, Aldosterona Noradrenalina. Aparentemente, segundo as pesquisas, esse efeito se dá através da ação direta no sistema nervoso central e da manutenção do equilíbrio entre algumas funções metabólicas equilibrando assim esses hormônios e consequentemente diminuindo o Stress. 

12- Ativa a Enzima Carnitina

A Carnitina (você já deve ter visto "Carnitina" em algum rótulo de suplemento para emagrecer) é a enzima responsável pela queima de Gordura Corporal.

13- Melhora a Resposta a Insulina
Isso quer dizer que seus níveis de açúcar no sangue não vão subir demais ou oscilar, o que vai evitar o acúmulo de gordura corporal nos adipócitos.
14- Aumenta a Vasodilatação
Esse benefício é ótimo! Tanto para a saúde do corpo quanto para o desempenho atlético. A vasodilatação acontece devido o aumento nos níveis de Óxido Nítrico, só que, diferente do que acontece com os NO's, com o Ômega 3 essa liberação é mais lenta e chegando ao seu pico cerca de 4 horas após a suplementação.
15- Fácil Acesso, Fácil Ingestão e Custo Baixo
O Ômega 3 é um suplemento encontrado em qualquer farmácia, não precisa de receita médica, é de fácil ingestão (capsulas) e tem um custo bem acessível comparado aos outros suplementos.
Quanto Tomar?
"Mas qual seria a dose ideal de Ômega 3?" Essa resposta vai variar de pessoa para pessoa conforme biótipo, objetivo, peso corporal e quantidade de exercícios praticados. Vamos entrar em mais detalhes em um próximo artigo falando exclusivamente de "Gorduras". O que podemos adiantar é que a suplementação com Ômega 3 deve ser algo em torno de 1 a 2 gramas três vezes ao dia junto as principais refeições. Se você é mais ativo fisicamente pode ingerir 2g/3 vezes ao dia. Se vai tomar apenas para manter a saúde em dia, o correto é 1g/3 vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário