terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Benefícios da natação para bebês


O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida favorece a saúde e proporciona um momento de prazer e descobertas para os bebês. A criança principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 05 anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro.

Um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) demonstrou que bebés que praticam natação desenvolvem mais o equilíbrio e a capacidade de compreensão do que aqueles que não sabem nadar.

Quais os benefícios?

Os benefícios desta atividade são inúmeros. A natação proporciona melhora da coordenação motora, proporciona noções sobre espaço e tempo, prepara a psicologicamente a criança para o auto-salvamento, como toda atividade física, estimula também o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e ajuda na prevenção de doenças respiratórias.
Sem contar que a criança que passou por aulas de natação tem menos chance de sofrer afogamentos.

Quando começar?

É mais indicado a criança começar a praticar a atividade à partir dos 6 meses de idade, pois antes disso a incidência de inflamação de ouvido é mais freqüente.
A criança aos seis meses também já tomou todas as vacinas ou pelo menos as primeiras doses, comem sólidos, estão mais firmes e mais preparadas para a atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário