sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desmatamento no Brasil

A Mata Atlântica cobria 15% do território brasileiro, hoje cobre apenas 1%.


O Brasil: é o quarto maior emissor de gases estufa do mundo, 75% dessas emissões de gases vêm do desmatamento e das queimadas.

No Brasil, a cada dia mais de 8600 áreas do tamanho do estádio do Maracanã são devastadas. Isso significa 43 árvores por segundo.
Entre agosto de 2000 e agosto de 2005, a área total de desmatamento na Amazônia foi equivalente à metade da superfície do Estado de São Paulo.
Uma pessoa que roda 20 quilômetros por dia num carro movido à gasolina emite 1,87 toneladas de CO2 por ano. Para neutralizar essas emissões, é preciso plantar nove árvores, a cada ano.

Queimadas:

Principal instrumento para transformar áreas de floresta em pastagem. Todo esse processo contribui para o Aquecimento Global.
Desmatamento contribui para o esgotamento das fontes de águas naturais prejudicando o abastecimento, deixa o solo sem proteção das raízes das árvores, impedindo a erosão.

O processo erosivo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico.

O esgotamento impede as passagens dos rios.

Se a temperatura média da Terra subir de 3ºC a 4ºC, o que já está previsto se o aquecimento continuar a Mata Atlântica deixará de existir.

Se ela for destruída, 567 espécies de animais e 8000 de plantas, que só existem lá, vão sumir junto com ela.

Ela também fornece água para milhões de pessoas, deixando de existir quem vai ficar sem água é VOCÊ!

Faça sua parte e salve um planeta que também é seu. O futuro do planeta está em nossas mãos, e se não tentarmos reverter à situação atual, é melhor começarmos a estudar um jeito de ir morar na lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário